Série Estratégia Digital para Negócios (Part.1)

Afropolitan, Estrategia

 

"Uma estratégia digital é composta por 9 componentes principais. Dependendo do seu tipo de negócio e setor, alguns deles serão mais relevantes para você do que outros"

 

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O importante é permanecer acompetitivo, portanto, é uma boa ideia pesquisar outras empresas semelhantes em seu setor para ver como eles usam tecnologias digitais. Procure pelo menos acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo.

 

Os 9 componentes principais de uma estratégia digital são:

 

1. Presença online

A sua presença online refere-se a como e onde a comunidade e outras empresas veem a sua empresa online. Sua presença online inclui:

• seu site de negócios, site para celular ou um minissite de campanha

• perfis de mídia social (LinkedIn, Facebook, Twitter, YouTube, etc.)

• perfis de publicidade corporativa (por exemplo, em sites como Yellow Pages Online ou TrueLocal)

• links, informações, análises ou artigos que aparecem em sites de outras empresas.

 

2. Marketing digital

O marketing digital é a promoção do seu negócio usando recursos e ferramentas online. As ferramentas usadas em marketing digital incluem sites, microssites, aplicativos móveis e plataformas de mídia social. Isso pode incluir banners online, marketing de mecanismo de busca, anúncios do Facebook, anúncios do LinkedIn, blogs, blogs de visitantes, boletins informativos, marketing por e-mail, anúncios em banner para celular e e-books.

 

3. Venda online

Usar a venda online em sua empresa permite que os clientes comprem de você quando quiserem, mesmo quando as portas da loja estão fechadas. A venda online geralmente ajuda a reduzir os tempos de processamento internamente, permitindo que você concentre a equipe em outras áreas da empresa.

 

4. Interação com o cliente

A interação com o cliente consiste em fornecer aos clientes acesso ao seu negócio por qualquer meio que eles preferirem - um dispositivo móvel, computador desktop, ligação telefônica tradicional ou mídia social. Deve exigir o mínimo esforço do cliente para encontrar a informação, serviço ou produto que procura.

Para apoiar o seu envolvimento com os clientes, você pode usar um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para ajudá-lo:

• capturar e comparar informações sobre seus clientes

• rastrear contatos, retornos de chamada e ofertas

• acompanhar o desempenho de suas estratégias de marketing digital e tradicional

• vincular as informações do cliente ao software de contabilidade.

Saiba mais sobre como coletar e armazenar informações do cliente.

 

5. Segurança online

A segurança online é particularmente importante para pequenas empresas, pois são seus ativos virtuais - os dados e informações armazenados em computadores e servidores de arquivos - que geralmente são os ativos mais valiosos e, muitas vezes, insubstituíveis. A segurança online pode incluir:

• políticas de pessoal para acessar e armazenar dados da empresa, usando tecnologias digitais e lidando com informações de clientes

• sistemas de backup baseados em nuvem (consulte 'Computação em nuvem' abaixo para obter mais informações)

• software seguro e sistemas de pagamento.

 

6. Interação com o fornecedor

Ser ativo em uma economia digital significa que você tem acesso aos mercados globais e nacionais para estabelecer relacionamentos com fornecedores potenciais, bem como a capacidade de realizar interações com fornecedores de forma mais eficiente e eficaz.

Sua empresa pode lucrar com fornecedores on-line - principalmente se seus fornecedores também adotaram soluções digitais para fornecer seus produtos, serviços e orçamentos on-line.

 

7. Soluções baseadas em celular

A integração de soluções baseadas em dispositivos móveis em seus negócios pode incluir estratégias como:

• comércio móvel - oferecendo aos clientes a opção de fazer transações por meio de seus telefones celulares ou tablets

• sites para celular - sites responsivos que se adaptam ao tamanho da tela de um telefone celular ou tablet

• aplicativos móveis - aplicativos (aplicativos) móveis desenvolvidos especificamente para ajudar os usuários a realizar tarefas específicas. Os aplicativos podem ser externos (voltados para clientes) ou internos (ou seja, voltados para funcionários, para ajudá-los a realizar negócios com mais eficiência).

 

8. Eficiências por meio da tecnologia

Usar a tecnologia digital certa para a finalidade certa, seja hardware (tablets, computadores, smartphones, servidores, etc.) ou software (marketing por e-mail, sistemas de CRM, software de gerenciamento de negócios), pode diminuir sua sobrecarga de negócios, fornecendo a capacidade de realizar seu trabalho de forma mais eficiente e eficaz.

As eficiências incluem a capacidade de processar dados com mais rapidez, recuperar informações com mais facilidade e até mesmo reduzir o tamanho de seu negócio por meio da automação completa de tarefas adequadas. Considere como sua empresa opera e determine quais tecnologias irão beneficiar sua empresa para economizar tempo e aumentar seus resultados financeiros.

As reduções nas despesas gerais de negócios podem ser obtidas movendo os processos de negócios, como recursos humanos e finanças online. Isso pode diminuir as despesas administrativas e, ao mesmo tempo, aumentar o envolvimento dos funcionários e melhorar a forma como as informações são compartilhadas. Por exemplo, você pode introduzir a tecnologia digital que pode levar à economia de custos se automatizar como:

• gerenciar planilhas de ponto e pagar

• planejar e trabalhar com recursos

• solicitar material de escritório e papelaria

• gerenciar listas e sair

• fornecer avaliações de desempenho em tempo real de sua equipe.

De acordo com o relatório Connected Small Business 2017 da Deloitte, pequenas empresas na Austrália com engajamento digital avançado têm 50% mais chances de aumentar a receita e ganhar 60% mais receita por funcionário do que aquelas com baixos níveis de engajamento digital. Em 2013, a receita média por funcionário para pequenas empresas com engajamento digital muito baixo foi de $ 87.500, enquanto, para pequenas empresas com alto nível de engajamento digital, a receita por funcionário foi de $ 187.500.

 

9. Computação em nuvem

A computação em nuvem significa armazenar e acessar dados e programas pela Internet, em vez de no disco rígido do seu computador. A nuvem é apenas uma metáfora para a internet. É uma maneira de aumentar a capacidade ou adicionar recursos conforme necessário, sem investir em nova infraestrutura, treinar nova equipe ou licenciar novo software.

 

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Fale com um dos nossos Analistas de Negócios para saber mais sobre como a transformação digital pode ajudar o seu negocio.

 

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