#QuemSomos
Afropolitan Digital™
O quê?
Somos uma startup de impacto social que está construindo um ecossistema colaborativo em que afroempreendedores emergentes podem distribuir/vender e consumidores multiculturais podem descobrir/comprar produtos de moda e cultura afro-urbana.
Por quê?
Há centenas de milhares de afroempreendedores talentosos espalhados pelo Brasil. Por que é tão difícil chegar até eles?
O principal motivo de os afroempreendedores brasileiros não venderem seus produtos nos principais marketplaces do país e do mundo é a falta de conhecimento sobre as opções possíveis para otimizar seu negócio. Há, ainda, uma dificuldade em lidar com a burocracia; falta de tempo para promover e gerir cada canal de vendas e não identificação com o perfil das plataformas.
Para revolucionar esse cenário, criamos um sistema de distribuição colaborativo em que apenas empreendedores, designers, artesãos, escritores e artistas cuidadosamente selecionados estão habilitados a expor seus produtos em nossos canais de venda. Esse processo nos permite estabelecer um padrão de qualidade e desenvolver um ambiente onde os consumidores possam ter experiências culturais e de consumo relevantes e, os afroempreendedores, alcançar novos públicos e agregar valor as suas marcas.
Proposta de Valor
Tornar mais interessante a forma como se descobre e compra produtos ligados à cultura afro-urbana.
Conectar empreendedores que produzem cultura afro-urbana a consumidores multiculturais, que desejam experiências de consumo culturalmente relevantes.
Não queremos vender de tudo para todo mundo. Queremos ajudar empreendedores que amam seu trabalho a vender mais por meio de canais que valorizem sua criação e seu talento.
Nossa história
Toda startup de sucesso nasce de um problema. Somos um grupo intergeracional de afro-brasileiras(os) que compartilha a frustração de não encontrar produtos culturalmente relevantes, mesmo que, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, exista mais de 10 milhões de micro e pequenos empreendedoras(es) negras (os) no Brasil –que, por sua vez, não conseguem dar a devida visibilidade aos seus produtos.
Para a maioria deles, os custos e a burocracia para abrir um loja física podem ser caros e demorados. Restam opções como a participação em feiras e eventos, escassos e sazonais, ou desenvolvimento de canais digitais, cuja complexidade, valor e abrangência tornam sua criação um processo demorado e dispendioso.
Foi com o propósito de revolucionar esse cenário que nasceu a Afropolitan, uma startup idealizada para levar a criação de afro-empreendedores ao maior número de consumidores, interessados em comprar história –porque, por trás de cada produto vendido com a ajuda da Afropolitan, existe uma história diferente.
Hoje, nosso ecossistema é formado por mais de 100 empreendedoras(es), com um catálogo coletivo que soma mais de 10.000 produtos.
Conecte-se à #culturaafro e #culturaurbana. Acesse o Manifesto Afropolitan aqui.

Afropolitan Station™
Extensão de nosso ecossistema digital, a Afropolitan Station é um novo conceito de loja colaborativa, baseada em preceitos humanísticos e filosóficos africanos (Ubuntu!).
Ela reúne, atualmente, produtos de beleza, decoração, acessórios e roupas, entre outros, assinados por mais de 50 afroempreendedoras(es) emergentes que, antes, estavam à margem do mercado varejista.
A primeira Afropolitan Station funciona desde março de 2019 na Rua Rego Freitas, 530, no centro de São Paulo.
Descubra como se tornar uma grife residente. Acesse aqui.
#Equipe
Uma equipe multidisciplinar e multigeneracional comprometida com o próposito de potencializar os negócios de milhares de micro e pequenos empreendedoras(es) afrolatinos.