Série Estratégia Digital para Negócios (Part. 3)

Afropolitan, estrategia

 

"A estratégia digital de sua empresa incluirá suas metas de negócios, seu plano de ação digital e como suas atividades digitais se integram ao seu plano de negócios geral"

 

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Descreva seus objetivos de negócios

Resuma suas razões para melhorar sua inovação digital. Por exemplo, você deseja:

• aumentar sua participação no mercado ou base de clientes?

• encontrar eficiências e economia de custos?

• tornou-se um negócio inovador ou líder do setor?

• atrair pessoal de qualidade?

• melhora a comunicação com clientes e fornecedores?

 

Desenvolva um plano de ação digital

Com base nos resultados de sua auditoria digital, faça uma lista de atividades para cada um dos 9 componentes de uma estratégia digital que você precisa concluir.

Por exemplo, se você exibe informações em seu site, mas não aceita pedidos ou incentiva os clientes a pagarem online, considere as seguintes etapas:

1. Fale com seu desenvolvedor web sobre como adicionar uma solução de e-commerce ao seu site.

2. Pesquise empresas em seu setor ou setores relacionados que estão vendendo online de forma eficaz.

3. Forme uma estratégia de vendas e logística para seu novo canal de vendas.

4. Definir a estratégia de marketing para o lançamento e promoção contínua deste canal.

5. Lance seu novo canal de vendas.

 

Inclua suas atividades digitais em seu plano de negócios

Sua estratégia digital não deve ser separada de seu plano de negócios - em vez disso, você deve incluir ações digitais em todas as partes de seu plano de negócios. Por exemplo, seu plano de marketing deve incluir atividades de marketing digital, como otimização de mecanismo de pesquisa, marketing de mídia social e desenvolvimento de website.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode encaixar iniciativas digitais em suas operações diárias.

 

Finanças

• Mude para contabilidade e relatórios baseados em nuvem.

• Use um sistema de pedido e pagamento online, incluindo pagamentos móveis.

 

Funcionários

• Implementar uma política traga seu próprio dispositivo (BYOD) para garantir que os dados estejam seguros e não sejam maltratados externamente por funcionários que usam seus dispositivos pessoais em redes externas não seguras.

• Use dispositivos móveis, como iPads ou iPhones, para capacitar a equipe a ser mais produtiva em seus trabalhos (por exemplo, recebendo pedidos ou substituindo processos em papel duplicados / triplicados).

• Use ferramentas baseadas na nuvem para gerenciamento de projetos, relatórios e gerenciamento de tempo.

• Use tecnologia digital e aplicativos para melhorar a conexão dos membros da equipe (por exemplo, compartilhando conhecimento por meio de um site wiki) e estabelecer redes sociais corporativas (por exemplo, Yammer).

• Faça uso do recrutamento digital.

 

Marketing

• Criar e implementar uma estratégia de mídia social.

• Use e-mail para marketing (incluindo marketing automatizado, como boletins eletrônicos).

• Integre seu marketing com seu sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Segmente seu banco de dados de email marketing e promova produtos e serviços para grupos específicos de pessoas com base em seu histórico de consultas anteriores ou padrões de compra.

• Certifique-se de que seu site seja amigável e siga as práticas recomendadas da web atuais. Consulte um especialista em otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para garantir que seu site tenha uma boa classificação nas pesquisas do Google. Avalie o sucesso do seu site usando ferramentas como o Google Analytics.

• Use publicidade online, incluindo publicidade local e de conteúdo do Google.

 

Operações

• Use sistemas de gerenciamento de documentos e gerenciamento de arquivos baseados em nuvem. Use um processo de backup confiável, em um local seguro fora do local. Considere habilitar o backup automático de dados.

• Crie certificados Secure Socket Layer (SSL) para garantir a segurança de seus ativos online.

• Mude para uma solução de software como serviço (SaaS) baseada na nuvem, em vez de investir em pacotes de software fixos que precisam ser instalados em computadores individuais.

• Personalize o software para atender às necessidades do seu negócio (por exemplo, você pode usar o software para conectar 2 plataformas para reduzir a entrada dupla de dados).

• Digitalize seus processos e mude para uma solução automatizada em que peças ou produtos são solicitados automaticamente quando o estoque atinge um nível específico.

clientes

• Crie seu próprio aplicativo móvel (app) para que os clientes possam se conectar facilmente com sua empresa ou obter acesso às informações do produto em tempo real.

• Incentive seus clientes a comprar online e realizar transações por meio do seu site, em vez de enviar seus pedidos por fax, telefone ou e-mail.

• Inclua uma seção de perguntas freqüentes (FAQ) em seu site ou um fórum de suporte onde os clientes podem responder às suas próprias perguntas.

• Promova chat ao vivo na web para que os clientes possam interagir com sua equipe por meio de seu site em tempo real.

• Use seus canais de mídia social para se envolver em discussões bidirecionais com seus clientes.

• Certifique-se de que seu site tenha várias chamadas para a ação incentivando seus clientes a se inscrever para obter mais informações, comprar de você, fornecer feedback pós-compra, fazer sugestões sobre produtos ou serviços ou se conectar com você em suas páginas de mídia social.

 

Comprometa-se com a inovação constante

Sua estratégia digital deve, com o tempo, se adaptar e mudar com o mercado e com as tecnologias emergentes - da mesma forma que seu plano de negócios. Depois de desenvolvido, você deve revisar e atualizar regularmente seu plano para acompanhar o desempenho de sua empresa e o cumprimento de metas.

As soluções digitais não são mais atividades de 'definir e esquecer'. Por exemplo, depois de investir em um novo site, você deve continuar a atualizá-lo adicionando novo conteúdo, criando novos recursos e vendo como ele pode ser mais eficiente em termos de geração de consultas, leads e vendas.

Você deve revisar seu plano de ação e estratégia digital com frequência e desafiar sua equipe a continuar pensando em maneiras de inovar.

 

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